Elementhus Consultoria Empresarial

Planejamento nas Organizações: Fundamental e Imprescindível!

A Ferramenta de Planejamento Estratégico passa a ser fundamental e imprescindível, em qualquer tipo de organização, independentemente do seu porte e do ramo de atuação, para que os principais gestores possam definir os principais objetivos.

O mestre Peter Drucker define o Planejamento Estratégico como um processo contínuo, sistemático, organizado e capaz de prever o futuro, de maneira a tomar decisões que minimizem riscos.

Uma outra conceituação bem interessante pode apresentar o planejamento estratégico como um processo de gestão administrativa para estabelecer a melhor direção a ser seguida pela organização, visando ao otimizado grau de fatores externos – não controláveis e internos – controláveis – e atuando de forma inovadora e diferenciada.

Fica claro que o planejamento estratégico é um conjunto de ferramentas que por si só são insuficientes, mas quando é seguido de planejamentos táticos e operacionais, consiste em uma robusta ferramenta para implementar o pensamento estratégico da organização.

Mas qual a diferença entre o planejamento entre o planejamento estratégico, tático e operacional? De forma resumida, pode-se dizer que quanto aos níveis, o planejamento estratégico relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los que afetam a empresa como um todo, enquanto o planejamento tático relaciona-se aos objetivos de mais curto prazo e com estratégias e ações que, geralmente, afetam somente parte da empresa.

Já o planejamento operacional pode ser considerado como partes homogêneas do planejamento tático, sendo a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidos. Tem foco nas atividades do dia-a-dia.

De uma maneira geral, o planejamento estratégico é responsabilidade dos níveis hierárquicos mais elevados da empresa/organização, o planejamento tático é desenvolvido pelos níveis intermediários, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis e o planejamento operacional é elaborado pelos níveis mais baixos da organização.

Consulte a ELEMENTHUS CONSULTORIA para implementar uma metodologia de Planejamento Estratégico

Email: asjorge@gmail.com – Tel 55 11 9 7207 8715 / 351 93 702 8178

Sair da versão mobile