Elementhus Consultoria Empresarial

Como melhorar a Eficiência Energética da sua Empresa?

Eficiência-Energética

Olá Empresário, independente do porte da sua organização, esse post foi escrito para você: Como você pode aprimorar a Eficiência Energética sua empresa em 5 passos simples e objetivos:

Passo 1 – Gestão Proativa da Eficiência Energética

Existem duas maneiras de lidar com a Gestão da Eficiênica Energética na sua empresa: ser surpreendido por eventos que podem impactar adversamente o alcance dos objetivos da organização e então reagir a eles, o que caracteriza a cultura de “apagar incêndios”; ou antecipar-se a eles, adotando medidas conscientes que mantenham ou reduzam a probabilidade ou o impacto dos eventos nos objetivos. Apenas a segunda maneira pode ser chamada de Gestão Proativada Eficiência Energética, que também habilita a organização a aproveitar oportunidades energéticas que possam a vir a aparecer.

Passo 2 – Planejamento da Eficiência Energética

A sua empresa deve planejar o consumo de energia elétrica, por meio de ações sistêmicas, sendo capaz de provisionar o custo de energia elétrica, considerando as principais variáveis energéticas e comportamento destas ao longo do tempo e consequentemente, o consumo de energia. Este conceito estatístico chama-se Linha de Base Energética, por meio da qual as empresas avaliam a sua performance energética, sendo capazes de prever o consumo de energia, antecipando ações que possam reduzir o impacto indesejável do aumento do custo da energia.

Passo 3 – Implantação da Eficiência Energética

A sua empresa deve implementar e executar as ações estabelecidas para atender as metas de consumo de energia, com o objetivo de efetivar o orçamento financeiro para o consumo de energia, assim como aperfeiçoar a eficiência energética associada as atividades desenvolvidas. A sua organização deve garantir que a operação e manutenção de instalações, processos, sistemas e equipamentos estejam de acordo com critérios operacionais que considerem o consumo energético. É de fundamental importância que seja realizada adequada comunicação dos controles operacionais ao pessoal trabalhando para a organização ou em seu nome.

Passo 4 – Monitoramento da Eficiência Energética

A sua empresa deve estabelecer indicadores que garantam que as características-chave de suas operações que determinam o desempenho energético sejam monitoradas, medidas e analisadas em intervalos planejados. Estas medições devem abranger os usos significativos de energia e outros resultados da revisão energética; as variáveis relevantes relativas aos usos significativos de energia; a efetividade dos planos de ação para o cumprimento de objetivos e metas; a avaliação do consumo energético real versus o esperado. Os resultados de monitoramento e medição das características-chave devem ser registrados.

Passo 5 – Análise Crtitca da Eficiência Energética

Em intervalos planejados, a Liderança da sua empresa deve analisar criticamente o resultado  do desempenho energético e respectivos indicadores, o atendimento e conformidade com requisitos legais associados, o grau do cumprimento de objetivos e metas energéticas; a situação das ações estabelecidas na Gestão Energética; o  desempenho energético projetado para o período seguinte, assim como recomendações de melhoria. Resultados da análise crítica pela Liderança devem incluir quaisquer decisões ou ações relacionadas alterações no desempenho energético da organização; alterações em objetivos, metas ou em outros elementos da Gestão Energética.

Consulte a ELEMENTHUS CONSULTORIA para implementar um Programa de Eficiência Energética da sua empresa para que sua empresa esteja preparada para absorver os impactos dos desafios da Gestão Energética, cada vez um recurso mais escasso!

ELEMENTHUS CONSULTORIA – asjorge@gmail.com – +55 11 9 7207 8715

Sair da versão mobile