A identificação de riscos e oportunidades é o processo de busca, reconhecimento e descrição dos riscos e oportunidades, tendo por base o contexto estabelecido e apoiando-se na comunicação e consulta com as partes interessadas internas e externas. O objetivo é produzir uma lista abrangente de riscos e de oportunidades, incluindo fontes e eventos de risco que possam ter algum impacto na consecução dos objetivos identificados na etapa de estabelecimento do contexto.
Ao planejar o sistema de gestão, a organização, considerando o seu contexto e as partes interessadas, deve determinar os riscos e oportunidades que precisam ser abordados para:
- a) assegurar que o sistema de gestão possa alcançar seus resultados pretendidos;
- b) aumentar efeitos desejáveis;
- c) prevenir, ou reduzir, efeitos indesejáveis;
- d) alcançar melhoria.
Em muitos casos, a identificação de riscos e de oportunidades em múltiplos níveis é útil e eficiente. Em etapa inicial ou preliminar, pode-se adotar uma abordagem de identificação de riscos e de oportunidades top-down, que vai do geral para o específico. Primeiro, identificam-se riscos e oportunidades em um nível geral ou superior como ponto de partida para se estabelecer prioridades para, em segundo momento, identificarem-se e analisarem-se riscos e oportunidades em nível específico e/ou mais detalhado. Pode-se, por exemplo, primeiramente identificar riscos e oportunidades aos objetivos estratégicos da companhia e, posteriormente, riscos e oportunidades que afetam processos prioritários.
A identificação de riscos e oportunidades pode basear-se em dados históricos, análises teóricas, opiniões de pessoas informadas e especialistas, assim como em necessidades das partes interessadas. Convém que pessoas com conhecimento adequado sejam envolvidas na identificação de riscos e de oportunidades e que a organização utilize ferramentas e técnicas de identificação de riscos que sejam adequadas aos seus objetivos, às suas capacidades e aos riscos enfrentados e potenciais oportunidades. Envolver a equipe também ajuda a criar a responsabilidade em relação ao processo de gestão de riscos e oportunidades e o comprometimento em relação ao tratamento dos riscos e oportunidades.
A documentação dessa etapa geralmente inclui:
(a) a origem do risco ou oportunidade: o escopo do processo, projeto ou atividade coberto pela identificação;
(b) a classificação em risco ou em oportunidade
(c) a descrição dos riscos e / ou das oportunidades.