O tratamento de riscos e de oportunidades envolve a seleção de uma ou mais opções para modificar o nível de cada risco e de cada oportunidade e a elaboração de planos de tratamento que, uma vez implementados, implicarão em novos controles ou modificação dos existentes. Um dos benefícios da gestão de riscos e de oportunidades é o rigor que proporciona ao processo de identificação e seleção de alternativas de respostas aos riscos e as oportunidades.
As opções de tratamento de riscos e das oportunidades incluem evitar, reduzir (mitigar), transferir (compartilhar) e aceitar (tolerar) o risco e implementar (e potencializar) a oportunidade, devendo-se observar que elas não são mutuamente exclusivas:
- Evitar o risco é a decisão de não iniciar ou de descontinuar a atividade, ou ainda desfazer-se do objeto sujeito ao risco.
- Adotar uma oportunidade pode significar implementar uma atividade
- Reduzir ou mitigar o risco consiste em adotar medidas para reduzir a probabilidade ou a consequência dos riscos ou até mesmo ambos. Os procedimentos que uma organização estabelece para tratar riscos são denominados de atividades de controle interno.
- Potencializar ou transferir uma oportunidade consiste em adotar ações para aumentar a probabilidade ou o efeito de uma oportunidade ou até ambos. Pode ser que seja necessário o estabelecimento de novos procedimentos ou padrões para potencializar as oportunidades.
- Compartilhar ou transferir o risco é o caso especial de se mitigar a consequência ou probabilidade de ocorrência do risco por meio da transferência ou compartilhamento de uma parte do risco, mediante contratação de seguros ou terceirização de atividades nas quais a organização não tem suficiente domínio.
- Aceitar ou tolerar o risco é não tomar, deliberadamente, nenhuma medida para alterar a probabilidade ou a consequência do risco. Ocorre quando o risco está dentro do nível de tolerância da organização (e.g. quando o risco é considerado baixo), a capacidade para fazer qualquer coisa sobre o risco é limitada ou, ainda, o custo de tomar qualquer medida é desproporcional em relação ao benefício potencial (e.g. gastar mais recursos financeiros para proteger um ativo do que o próprio valor do ativo).
- Implementar uma oportunidade demonstra a realização de uma melhoria no processo em questão, reduzindo diretamente os riscos destes processos.
Selecionar a opção mais adequada envolve equilibrar, de um lado, os custos e esforços de implementação da medida de mitigação do risco e / ou implantação da oportunidade, de outro, os benefícios decorrentes, levando em consideração que novos riscos e novas oportunidades podem ser introduzidos pelo tratamento e que existem riscos e oportunidades cujo tratamento preventivo não é economicamente justificável, como riscos de grande consequência negativa, porém com probabilidade muito baixa de acontecer.
Ao avaliar os efeitos das diferentes respostas possíveis, a gestão decide a melhor forma de tratar o risco e a oportunidade. A resposta ou combinação de respostas selecionada não precisa necessariamente gerar a quantidade mínima de risco e oportunidade residual, mas se gerar um risco e oportunidade residual acima dos limites de exposição estabelecidos, os gestores terão que reconsiderar a opção de resposta ou rever os limites.
O processo de tratamento é cíclico e inclui:
- Avaliação do tratamento já realizado;
- Avaliação se os níveis de risco e de oportunidade residual são toleráveis;
- Se não forem toleráveis, definição e implementação de tratamento adicional; e,
- Avaliação da eficácia desse tratamento.