Plano de Carreira, de quem é a responsabilidade? por Vania Barbosa França

Carreiras 1

Durante nossa trajetória profissional muitas vezes temos o desejo de crescer profissionalmente e criamos muitos sonhos ou expectativas para que isso aconteça. Mas afinal, de quem é a responsabilidade pelo nosso crescimento profissional, de quem é a responsabilidade do nosso plano de carreira?

A responsabilidade é nossa, sim, somos donos da nossa própria carreira. Somos nós que sabemos aonde queremos chegar profissionalmente e devemos buscar este desenvolvimento.

Para que possamos alcançar estes objetivos precisamos seguir alguns passos, vamos conhecer alguns deles:

  • Qual sua posição hoje x qual deseja alcançar – você precisa ter clareza da posição atual e qual posição você deseja alcançar.  Precisa ter objetivos claros, saber aonde deseja chegar.
  • Estabeleça metas e prazos – sim, você precisa ter metas, quando criamos algumas teremos mais foco e alcançaremos com mais facilidade o que desejamos. Mas, toda meta precisa ter um prazo. Estabeleça prazos para cada ação. Mas, tenha cuidado com o tempo que você estipula, pois se colocar prazos que não sejam alcançáveis, pode gerar um sentimento de frustação e isso pode atrapalhar o seu objetivo.
  • Conheça suas fortalezas e seus pontos de desenvolvimentos – Muito importante trabalharmos ainda mais nossas fortalezas, pois muitas vezes serão por elas que alcançaremos o nosso crescimento profissional, elas nos ajudam a destacarmos nossas qualidades e alcançarmos com excelência os melhores resultados nas ações que desenvolvermos. Em relação aos nossos pontos de desenvolvermos, devemos ter um olhar especial, muito importante pensarmos neles e também criarmos um plano de desenvolvimento.

Como pode você ver, nosso crescimento pessoal é responsabilidade nossa, as empresas podem contribuir muitas vezes, ajudando com alguns recursos financeiros ou apoiando de alguma forma através de coaching ou nos desafiando com novos desafios, mas se não tivermos preparados podemos perder as oportunidades que virão e outros passarão na nossa frente. Vamos ficar atentos !!!

Autora: Vania Barbosa França – Profissional de RH responsável pelo acompanhamento das atividades de toda equipe e atividades de Recursos Humanos e administrativas. Responsável pelo desenvolvimento de competências da equipe através de dinâmicas de grupo e desenvolvimento individual através de coaching.

Email:  vaniabfranca@hotmail.com

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Elementhus Consultoria Empresarial

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Pular para o conteúdo