ISO 45001: Mudança de Cultura de Segurança

A Cultura de Segurança do Trabalho é reflexo direto do posicionamento da sua Liderança no dia a dia da organização, ou seja, depende diretamente do comportamento e da atitude dos Líderes da organização perante ao tema Segurança e Saúde no Trabalho. É importante destacar que, neste caso, o termo Liderança engloba todas as pessoas que possuem equipes sobre sua gestão, desde o Presidente, CEO, Diretores, etc. até os Supervisores, Encarregados.

Quando o assunto abordado é SEGURANÇA, a questão do exemplo da LIDERANÇA é FUNDAMENTAL, pois os colaboradores vão dar importância a este tema conforme seus líderes e chefes diretos tratam este assunto:  Caso um Diretor não respeite uma regra de Segurança, como o respeito a uma velocidade ou um simples uso de EPI, todos os funcionários entendem que as regras não precisam ser necessariamente cumpridas.

Lembrando uma experiência profissional, eu estava no meu primeiro dia em uma organização familiar de médio porte como Gerente de Segurança e Meio Ambiente, quando já estava ocorrendo uma grande parada anual de manutenção em uma das fábricas do Complexo. De repente, no chão da fábrica, observo uma pessoa caminhando na parte superior, no 4º pavimento da unidade industrial, sem nenhum tipo de proteção individual como EPIs. Com mais atenção, identifico como sendo um dos proprietários da organização, que havia me entrevistado, exigindo uma postura de “alta qualidade” em Segurança para evitar os acidentes em sua fábrica. Após me dirigir a ele para conversar sobre a questão de exemplo, entendi que o foco da minha gestão deveria englobar principalmente o meu chefe e não apenas os funcionários da fábrica.

A implantação de Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho nas empresas facilitam a implantação e garante a consolidação da Cultura de Segurança, pelo uso sistemático de ferramentas de gestão que permitem aperfeiçoar a gestão de SSO.

Com a referência da ISO 45.001:2018, as empresas têm a oportunidade de adotar práticas de gestão desde o planejamento de SSO, análise de riscos ocupacionais, investigação de incidentes e análise crítica da Liderança, que podem ou não ser certificadas externamente por organismos independentes.

Consulte a ELEMENTHUS CONSULTORIA para implementar um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional em sua empresa conforme a ISO 45.001:2018.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.