A Eficiência Energética deve ser avaliada de maneira sistemática dentro da gestão da sua empresa, independentemente do tamanho dela. A Eficiência energética depende de vários fatores entre eles, Equipamentos, Infraestrutura: Sistema de ventilação (natural ou mecânica ou mista), Isolamento das instalações, Sistema de Iluminação.
A eficiência energética dos equipamentos deve ser considerada individualmente, e principalmente na aquisição de novos equipamentos ou na substituição de equipamentos atuais. Atualmente os equipamentos possuem uma classificação energética dada pelas letras A, B, C, D, etc. onde A trata-se de um equipamento com uma maior eficiência energética que deve ser utilizada, quando sempre for possível, como critério de aquisição.
O sistema de iluminação tem grande influência na eficiência energética: Em um projeto recente em uma empresa que monta peças para a indústria automotiva, a substituição das lâmpadas fluorescentes em toda fábrica por lâmpadas LED, reduziu em 10% o consumo de energia elétrica por unidade de peça manufaturada.
Um dimensionamento adequado da ventilação natural promove a redução da necessidade de ventilação mecânica, que normalmente está associada a grandes equipamentos exaustores, que aumentam o custo fixo da fabricação pelo aumento do consumo de energia elétrica e consequentemente, reduzindo a eficiência energética da sua empresa.
O isolamento adequado das instalações da sua empresa permite uma maior estabilidade da temperatura nos ambientes interiores, reduzindo a perda térmica dos ambientes, o que também proporciona uma redução de gasto de energia elétrica, aumentando a eficiência da energia dentro sua empresa. Ou seja, com a mesma quantidade de energia, é possível produzir mais peças, aumentando a eficiência energética da sua empresa.
Entre em contato com a ELEMENTHUS para estabelecer uma Programa de Aumento de Eficiência Energética da sua empresa em 10 passos!