Como evitar Acidentes do Trabalho na sua empresa com suporte da Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional

A implantação e certificação de um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho segundo a ISO 45001 permite às empresas, independente do seu porte, diminuir a ocorrência de acidentes do trabalho e aumentar a produtividade, identificando, avaliando e controlando os riscos associados à cada posto de trabalho, e evitando as causas que originam os acidentes e as doenças no trabalho.

Além desse fato, a ISO 45001 facilitar o cumprimento da legislação em matéria de prevenção, integrando este último conceito nos processos e nas decisões da sua empresa.

A ISO 45001 preconiza a adoção da metodologia da investigação dos Acidentes do Trabalho para que as empresas possam aprender com seus desvios, desde os acidentes mais simples como simples cortes, até os mais graves, como os Acidentes Fatais.

A ISO 45001 também fomenta uma cultura preventiva mediante a integração da prevenção no sistema geral da empresa e o compromisso de todos os trabalhadores com a melhoria contínua no desempenho da Segurança e Saúde do Trabalho.

A ISO 45.001 determina o papel fundamental da LIDERANÇA como grande promotora deste processo de investigação de Acidentes do Trabalho nas organizações, que é reflexo direto do posicionamento da sua Liderança no dia a dia da organização, ou seja, depende diretamente do comportamento e da atitude dos Líderes da organização perante ao tema Segurança e Saúde no Trabalho.

É importante destacar que, neste caso, o termo Liderança engloba todas as pessoas que possuem equipes sobre sua gestão, desde o Presidente, CEO, Diretores, etc. até os Supervisores, Encarregados.

A ISO 45.001 preconiza o envolvimento total da Liderança no dia a dia da empresa. É importante que a LIDERANÇA participe nas investigações dos acidentes do trabalho, por meio de reuniões transparentes e diálogos motivadores com suas equipes, com registro adequado das principais ações decorrentes das investigações.

Consulte a ELEMENTHUS CONSULTORIA para implementar um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional em sua empresa conforme a ISO 45001.

Email: asjorge@gmail.com – Tel 55 11 9 7207 8715 / 351 93 702 8178

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Elementhus Consultoria Empresarial

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Pular para o conteúdo