
Ontem, o Governo Federal, por meio do secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, publicou uma série de propostas para as Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde Ocupacional (a grande base legal que temos no Brasil para este importante tema), desde o cancelamento da NR 2 e com alterações profundas em outras NRs como a eliminação do PPRA para pequenos negócios na NR 9.
Ainda é cedo para ter uma opinião clara e objetiva sobre o impacto destas mudanças. Carecemos de um tempo para leitura e reflexão de algumas propostas, mas todos os profissionais da área sabem que estas mudanças importantes nestas legislações eram necessárias para adequar algumas necessidades e demandas do mercado.
Surge, então, uma questão: Como as empresas estão preparadas para reagir a estas mudanças significativas?
A implantação de Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho com base nas boas práticas de gestão da ISO 45001:2018 solicita as empresas devem identificar e atender as legislações de Segurança e Saúde do Trabalho, assim como SUAS MUDANÇAS, o que reduz o risco de uma penalização indesejável, além de criar oportunidade de novas práticas de gestão que melhorem os processos internos. Ou seja, um Sistema de Gestão com base na ISO 45001 permite que as empresas absorvam melhor estas mudanças nas Normas Regulamentadoras com certeza!!!!
A ISO 45.001 estabelece a boa prática de avaliação de atendimento a requisito legal, ou seja, sua organização deverá verificar se realmente está atendendo ou não os requisitos legais em Segurança e Saúde do Trabalho. Este fato, além de evitar uma multa na esfera da legislação trabalhista, é um grande fator de mudança de cultura, pois demonstra a importância deste tema para a Liderança da sua organização.
Ainda com a referência da ISO 45.001:2018, as empresas têm a oportunidade de adotar práticas de gestão desde o planejamento de SSO, análise de riscos ocupacionais, investigação de incidentes e análise crítica da Liderança, que podem ou não ser certificadas externamente por organismos independentes, que ajudam no tratamento destas mudanças propostas nas Normas Regulamentadoras!!!!
A ISO 45001:2018 facilita a implantação e garante a consolidação de uma Cultura de Segurança Pro ativa, com ações preventivas antes da ocorrência dos incidentes e das perdas, pelo uso sistemático de ferramentas de gestão que permitem aperfeiçoar a gestão de SSO.
Enfim, o uso da ISO 45001:2018 facilita os gestores de como promover estas mudanças nas suas organizações!!!!!
Consulte a ELEMENTHUS CONSULTORIA para implementar um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional em sua empresa conforme a ISO 45.001:2018 para que sua empresa esteja preparada para absorver os impactos destas mudanças nas Normas Regulamentadoras!