A Análise de Estratégia da sua empresa pode ser conduzida de maneira simples e objetiva, com uma Matriz SWOT onde ficam definidas:
- Forças
- Fraquezas
- Oportunidades e
- Ameaças
A análise do ambiente interno determina suas forças e fraquezas. E a análise do ambiente externo é que possibilita a definição das oportunidades e ameaças.
O ambiente interno é definido como aquele sobre o qual a empresa tem controle. Isto é, tem como agir sobre ele. É neste domínio que você encontrará as forças e fraquezas de sua empresa. Portanto, todos os fatores sobre os quais é possível intervir são parte do ambiente interno, como seu pessoal, maquinário, políticas de vendas, tecnologias empregadas, softwares e sistemas de gestão, frotas de veículos, rede de filiais, carteiras de clientes, a cultura organizacional, capacidade de investimento etc.
- Forças: elementos e características de seu ambiente interno que representam uma vantagem sobre a concorrência.
- Fraquezas: de forma análoga, as características e elementos de seu ambiente interno que desfavorecem sua empresa em relação à concorrência são suas fraquezas. Perceba que a empresa tem controle sobre essas fraquezas e pode tentar mudar isso de alguma forma, mesmo que seja algo de pouca significância.
O ambiente externo: fatores sobre os quais a empresa não tem controle, como o clima, taxa de juros, mudanças de legislação, câmbio, desastres naturais, políticas ambientais, guerras, embargos econômicos, crises econômicas, eleições etc.:
- Oportunidades: sempre que um fator externo cria um cenário favorável para a empresa, ele representa uma oportunidade.
- Ameaças: todos os elementos ou conjunturas que DA SUA EMPRESA não tem controle são ameaças para o negócio.