Com experiência de 22 anos no mercado, sendo 10 destes como Consultor em Gestão de Negócios, tive a oportunidade de passar por mais 500 empresas, de todos os portes, de vários segmentos, ora como Consultor ou como Auditor em Projetos de Certificação. Sem sobra de dúvida, a Comunicação é o principal gargalo de gestão em mais de 90% destas organizações.
Vamos iniciar este tema importante, Comunicação, lembrando dos personagens em qualquer Canal de Comunicação: o Emissor, o Meio e o Receptor. Em muitas vezes, esquecemos de qualquer tipo de comunicação que emitimos é influenciada diretamente tanto pelo meio que ela percorre, assim como pelo receptor da mensagem.
Hoje, com as mídias sociais em efervescência, canais de comunicação como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn são fundamentais na gestão do seu negócio e devem ser controlados com qualidade e com a atenção e importância que cada um merece: uma simples emissão de uma opinião política particular em uma mídia social pode declarar a falência do seu negócio.
É necessário estabelecer um fluxo de comunicação claro e objetivo, com todas as partes interessadas envolvidas pelo seu negócio para evitar que ruídos distorcem as informações e os dados que chegam e alimentam o seu negócio.
É importante considerar que os stakeholders, tanto internos e externos, do seu negócio possuem expectativas e necessidades diferentes, o que acaba influenciando diretamente o canal de comunicação que você precisa estabelecer junto a estes.
Sua organização DEVE identificar as necessidades e as expectativas das partes interessadas e monitorar como estas estão sendo atendidas. É necessário que sua organização estabeleça uma metodologia para obter, monitorar e analisar criticamente as percepções das suas partes interessadas reais e se possível, das suas partes interessadas potenciais para promover a expansão do seu negócio.
Parte Interessada |
Expectativas | Necessidades |
|
Baseado nisto, na estruturação do seu negócio, você deve controlar a qualidade das comunicações internas e externas pertinentes ao seu negócio, incluindo:
- a) sobre o que comunicar;
- b) quando comunicar;
- c) com quem se comunicar;
- d) como comunicar;
- e) quem comunica.
Com uma simples Matriz de Comunicação, demonstrada abaixo, você será capaz de definir os principais fluxos de comunicação associados ao seu negócio, evitando que ruídos indesejáveis de comunicação atrapalhem o seu negócio.
Matriz de Comunicação
|
||||
Parte Interessada (Com quem se comunicar) |
Assunto / Tema
(O que comunicar) |
Responsável
(Quem comunica) |
Momentos
(Quando comunicar) |
Canal de Comunicação (Como comunicar) |
Para que qualquer tipo de relacionamento seja saudável, a comunicação talvez seja o fator mais importante: Para os partes interessadas da sua empresa, isso não é diferente!
A comunicação poderá facilitar a resolução de muitas situações, inclusive nas quais as partes interessadas encontram-se irritadas ou decepcionadas por conta de algo que não tenha saído conforme o esperado. Além disso, na era das redes sociais, onde a divulgação da imagem da empresa na web é primordial, qualquer descontentamento por parte de qualquer parte interessada poderá ser exposto e propagado rapidamente por esse meio.
Sendo que o contrário também vale, ou seja, qualquer avaliação positiva do negócio faz com que ele se torne cada vez mais relevante. Portanto, é bom caprichar no tratamento que é disponibilizado para a parte interessada para conseguir transmitir a imagem de que a empresa é uma grande aliada do consumidor.
Quer melhorar a comunicação com as partes interessadas sua empresa? Entre em contato com a ELEMENTHUS +55 11 9 7207 8715 ou no email: asjorge@gmail.com