10 Passos para um Programa de Gestão de Compliance – Parte 2

Passo 6 – Gestão de Controle

Controles financeiros são sistemas de gestão e processos implementados pela organização para gerenciar adequadamente transações financeiras e registrar estas transações precisamente e em tempo hábil, diversos controles são aplicáveis como divisão de funções para aprovação, aprovações de superior em duplicata, restringir uso de dinheiro em espécie, análise crítica periódica da gestão de transações, auditorias fiscais, etc.
direcionado à prevenção e detecção do risco

Controles não financeiros são controles para ajudar a assegurar que outras funções como Compras, Operacional, Comercial e outros aspectos não financeiros das atividades têm sido gerenciados adequadamente. Controles financeiros podem incluir: verificação das atividades dos serviços prestados, verificação se os pagamentos estão de acordo com o mercado, verificação em duplicatas de celebração de contratos, restrição de acesso à informações confidenciais, etc.

Passo 7 – Investigação de Suborno

A organização deve implementar procedimentos que requeiram uma avaliação e, onde apropriado, investigação de qualquer suborno, ou violação da política antissuborno ou do sistema de gestão antissuborno, que seja relatado, detectado ou razoavelmente suspeito.

Passo 8 – Monitoramento de Compliance

A sua empresa deve estabelecer indicadores que garantam que as características-chave de suas operações que determinam o desempenho do Programa de Compliance sejam monitoradas, medidas e analisadas em intervalos planejados. Os resultados de monitoramento e medição das características-chave devem ser registrados.

Passo 9 – Auditoria Interna

A organização deve conduzir auditorias internas a intervalos planejados, para prover informação sobre se o sistema de gestão antissuborno está em conformidade com os requisitos da própria organização para o seu sistema de gestão antissuborno. A organização deve planejar, estabelecer, implementar e manter um programa de auditoria, incluindo a frequência, métodos, responsabilidades, requisitos de planejamento e relatórios, os quais devem levar em consideração a importância dos processos pertinentes e os resultados de auditorias anteriores.

Passo 10 – Análise da Liderança

Em intervalos planejados, a Liderança da sua empresa deve analisar criticamente o resultado  do desempenho do Programa de Compliance e respectivos indicadores, o atendimento e conformidade com requisitos legais associados, a situação das ações estabelecidas na Gestão de Compliance; o  desempenho em Compliance. Resultados da análise crítica pela Liderança devem incluir quaisquer decisões ou ações relacionadas alterações no desempenho em Compliance da organização.

Entre em contato com a ELEMENTHUS – Whatsapp +55 11 9 7207 8715 / Email: asjorge@gmail.com

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Elementhus Consultoria Empresarial

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Pular para o conteúdo