Análise das Não Conformidades Identificadas

A Análise das Não Conformidades identificadas é o processo de compreender a natureza e determinar o nível de significância da Não Conformidade, de modo a subsidiar a avaliação da Não Conformidade e, consequentemente, o tipo de tratamento da Não Conformidades a ser adotado.

A Não Conformidade pode ser analisada em função da probabilidade da sua ocorrência, como das consequências geradas a partir dela. Desse modo, o nível de significância da Não Conformidade é expresso pela combinação da probabilidade de ocorrência da Não Conformidade e das consequências resultantes no caso de materialização do evento, ou seja, do impacto gerado pela ocorrência da Não Conformidade.

O resultado final desse processo de Análise será o de atribuir a cada Não Conformidade identificada uma classificação, tanto para a probabilidade da sua ocorrência como para o impacto causado pela Não Conformidade, cuja combinação determinará o nível de significância da Não Conformidade.

A identificação de fatores que afetam a probabilidade e as consequências também é parte da Análise da Não Conformidade, incluindo a apreciação das causas, das fontes e das consequências positivas ou negativas, expressas em termos tangíveis ou intangíveis.

Dependendo das circunstâncias, a análise das Não Conformidades pode ser qualitativa, semi-quantitativa ou quantitativa, ou uma combinação destas, e ser mais ou menos detalhada. O método e o nível de detalhamento desta análise podem ser influenciados:

  • pelo objetivo da análise;
  • pela natureza da Não Conformidade;
  • pela disponibilidade de informações e de recursos;
  • pela maturidade da organização em gestão de Não Conformidades.

Os métodos qualitativos definem o impacto, a probabilidade e o nível de Não Conformidade por exemplo, por qualificadores como “alto”, “médio” e “baixo”, com base na percepção das pessoas.

Os métodos semi quantitativos usam escalas numéricas previamente convencionadas para mensurar a consequência e a probabilidade, os quais são combinados, por meio de uma fórmula, para produzir o nível de Não Conformidade.

Imagem relacionada

Os métodos quantitativos estimam valores para as consequências e suas probabilidades a partir de valores práticos e calculam o nível de Não Conformidade, a partir de unidades específicas definidas no desenvolvimento do contexto. Observe-se que a análise quantitativa necessita de dados factuais e, que devido à falta dessas informações ou ao grau de esforço exigido, poderá não ser sempre possível ou desejável.

Nesses casos, de acordo com a utilização de um método qualitativo ou semi quantitativo, baseado na opinião de especialistas, pode ser suficiente e eficaz. Em análises qualitativas e semi quantitativas, considerando que a lógica subjacente seja que o nível de Não Conformidade é proporcional tanto à probabilidade como ao impacto, a função ‘Não Conformidade’ será essencialmente um produto dessas variáveis:

Não Conformidade = Probabilidade X Impacto

Contudo, essa relação simples pode não refletir relações não lineares, sendo necessário, assim, incluir um fator de ponderação para um dos componentes (probabilidade ou impacto), de modo a atingir a escala relativa necessária entre eles. Além disso, um operador exponencial pode ser necessário para um ou ambos os componentes, como no exemplo a seguir:

Não Conformidade = (Probabilidade) x (Impacto) x (fator de ponderação y)

Em sua forma qualitativa mais elementar, a relação entre Não Conformidades e os seus componentes pode ser ilustrada por meio de uma matriz simples, como os exemplos que seguem:

A análise qualitativa é geralmente utilizada para realizar uma análise inicial de Não Conformidades em um nível geral ou superior de modo a estabelecer prioridades para identificação e análise de Não Conformidades em nível específico e/ou mais detalhado, bem como quando não se exige precisão quantitativa ou ainda quando dados numéricos, tempo e / ou recursos não estão disponíveis.

As análises semi quantitativas geralmente utilizam escalas, como as exemplificadas a seguir, para estabelecer um entendimento comum das classificações de probabilidades e impactos. Ressalte-se que, em situações reais, essas escalas são construídas de modo compatível com o contexto e os objetivos específicos da gestão de Não Conformidades.

Quer melhorar o seu processo de tratamento de desvios?

Contrate o nosso Programa de Gestão de Lições Aprendidas!

Email: asjorge@gmail.com e no whatsapp: 11 9 7207 8715

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Elementhus Consultoria Empresarial

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Pular para o conteúdo