
Nesse artigo de hoje, vamos escrever um pouco sobre uma dúvida que foi colocada por um profissional sobre a atividade de inspeção: A ISO 9001:2015 exige uma inspeção de 100% dos produtos e serviços adquiridos pela nossa empresa?
Na ISO 9001:2015, este tema é tratado no requisito 8.4 Controle de processos, produtos e serviços providos externamente, cujo texto determina que o tipo e a extensão de controle devem ser estabelecidos pela organização.
Dessa maneira, as empresas poderiam definir a necessidade de realizar uma inspeção de 100% dos seus fornecedores de produtos e de serviços – Contudo, este critério de inspeção, além de agregar pouco valor a organização, poderá também aumentar o custo de maneira desnecessária para sua empresa…..
Por exemplo, faz sentido inspecionar os materiais de escritório adquiridos por um empresa da Área de Alimentos, por exemplo, uma Cervejaria? Com certeza não…..Mas para um Cervejaria inspecionar os produtos químicos aplicados diretamente no processo produtivo, é muito importante, praticamente obrigatório a fim de evitar problemas de gestão, como no Caso da Cervejaria Backer em Belo Horizonte, MG.
Assim, os critérios de inspeção devem ser definidos conforme a CRITICIDADE do seu fornecedor. Para os fornecedores CRÍTICOS, eu também devo estabelecer CRITÉRIOS DE INSPEÇÃO CONSISTENTES ao valor agregado pelo fornecedor. Para os fornecedores não críticos, poderemos optar critérios de inspeção mais simples, como a simples conferência da quantidade de material entregue para garantir que não ocorra uma perda direta de recursos pela sua empresa.
Assista o vídeo abaixo, onde aspectos importantes na Gestão de Fornecedores são abordados:
É imprescindível que todas as aquisições críticas ao seu negócio sejam realizadas com fornecedores que estejam qualificados ou homologados em critérios que agreguem valor para assegurar as melhores aquisições possíveis: Sua empresa deve assegurar que todos os produtos adquiridos, serviços contratados e processos terceirizados classificados como CRITICOS estejam conforme os requisitos solicitados e definidos junto aos fornecedores.
Para isso, sempre na realização de uma Aquisição de um item ou serviço CRITICO, é necessário estabelecer e definir os requisitos mínimos de seleção e qualificação destes fornecedores para buscar a garantia de atendimento destes requisitos críticos pelos seus fornecedores.
Uma boa prática de mercado que existe, além da aquisição ser realizada com uma empresa homologada para tal fornecimento, é obter, no mínimo 03 orçamentos para aprovação da proposta pela sua empresa para poder validar o preço e garantir o atendimento do seu budget.
Outra prática de mercado interessante é a definição de metas de Saving para a equipe de aquisição para gerar a motivação de realizar negociações que acabem por aumentar a economia de volumes interessantes financeiros para as empresas.
Precisa aprimorar seu processo de Aquisição?
Entre em contato com a ELEMENTHUS – Whatsapp +55 11 9 7207 8715 – Email: asjorge@gmail.com