O título deste artigo talvez reflita um dos maiores desafios para os profissionais da Área de Segurança do Trabalho atualmente: O tema Segurança do Trabalho traz consigo uma relação direta ao Aumento dos Custos, de Burocracia, de Improdutividade, etc. em uma Prestação de Serviços e / ou de uma Atividade Industrial. O tema Segurança do Trabalho quase nunca está associado, A PRIMEIRA VISTA, a um Ganho de Lucratividade, Produtividade, etc. para os Negócios.
Este tema foi apresentado para mim por um amigo, profissional Técnico de Segurança de Trabalho, com larga experiência em atividades de Prestação de Serviço e na Indústria que, assim como eu, em vários momentos teve e tem esse dilema na frente: Como demonstrar valor da Segurança do Trabalho em Serviços?
Vamos lá!
A percepção de valor em Segurança do Trabalho depende de vários fatores!!! Alguns destes fatores podem ser subjetivos….o que pode atrapalhar e dificultar seus objetivos!!!! Por exemplo: “O que é um Ambiente de Trabalho com Segurança????” “Basta cumprir e atender as famosas e temidas Normas Regulamentadoras de área de Segurança do Trabalho????”
Muitas variáveis e muitos pontos de vista neste tipo de discussão….Concorda?
Pois é…assunto para workshops, conferências, etc…e para quem apreciar, para aquela cerveja gelada em um happy hour com os amigos de trabalho…rsrsrsrsrs…..
Vou buscar ser objetivo e apresentar uma Proposta de Trabalho baseado em 5 ações para Agregar valor em Segurança do Trabalho no dia a dia dentro da sua empresa, independente do tipo de negócio e do tamanho dela e ajudar a você a superar esse desafio!!!
Vamos nessa!!!
Em 5 passos, você deve avaliar os seguintes temas:
- PASSO 1: Contexto da sua organização;
- PASSO 2: Percepção das Partes Interessadas;
- PASSO 3: Monitoramento e Medição em Segurança do Trabalho
- PASSO 4: Programas de Segurança do Trabalho;
- PASSO 5: Comunicação de Segurança do Trabalho.
PASSO 1 – Contexto da sua Organização
Nesta etapa, você deve entender o contexto da sua empresa, considerando fatores internos e fatores externos:
As Questões internas e externas podem incluir fatores ou condições positivos e negativos para consideração. O entendimento do contexto externo pode ser facilitado pela consideração de questões provenientes dos ambientes legal, tecnológico, competitivo, de mercado, cultural, social e econômico, tanto internacionais, quanto nacionais, regionais ou locais. O entendimento do contexto interno pode ser facilitado pela consideração de questões relativas a cultura, conhecimento e desempenho da organização.
Como estão definidos A Missão, a Visão e os Valores de Segurança do Trabalho? O que sua empresa “pensa” sobre este tema?
É importante você compreender estas questões para identificar qual seu objetivo da sua organização: Sua organização “realmente” valoriza Segurança do Trabalho ou é apenas um “discurso bonito e lembrado apenas em alguns momentos” – Você precisa enxergar isso!!!
PASSO 2 – Percepção das Partes Interessadas
Com base no mapeamento feito no contexto interno e externo, é importante identificar o posicionamento das Partes Interessadas tanto internas e externas:
- Lideranças – O que as Lideranças da sua empresa praticam em Segurança do Trabalho? Como eles vivem o dia a dia da Segurança do Trabalho? Apenas analisam resultados? Ou vão a campo demonstrar como exemplo o que deve ser feito? Eu vive uma experiência em minha carreira profissional – Havia sido contratado como Gerente de Segurança de Trabalho, passado por uma série interminável de várias entrevistas – Presidente, Toda Diretoria, Alguns Gerentes, etc. e estava no meu primeiro dia de trabalho. Havia uma grande parada geral em um das fábricas das unidades. De repente, vejo ao longe uma pessoa se aproximando da fábrica sem nenhum tipo de proteção – ela se aproximava pela parte superior do Armazém – Sem nenhum tipo de EPI, proteção contra queda em altura……quando consigo ver de mais perto, reconheço a pessoa – era simplesmente o PRESIDENTE da companhia!!!
- Funcionários – Qual a opinião dos funcionários sobre Segurança do Trabalho? Você consegue observar alguma pro atividade ou são reativos a este tema? Já conseguem fazer uma Análise de Risco razoável ou ainda ficam esperando que o Técnico ou Engenheiro de Segurança do Trabalho puxem suas orelhas???
- Fornecedores – Quais as exigências de Segurança do Trabalho estabelecidas no contrato de fornecimento? Como é avaliado o desempenho em Segurança do Trabalho? Por exemplo, Acidente do Trabalho reduz o ganho do contrato? Os funcionários dos fornecedores tem acesso gratuito aos EPI´s?
É importante aprofundar nesta tema conhecendo a percepção de Segurança do Trabalho de cada uma das Partes Interessadas.
PASSO 3 – Monitoramento e Medição em Segurança do Trabalho
Agora, com base nos 2 Primeiros Passos, após conhecer o cenário que está a sua volta, você necessita demonstrar o estágio em Segurança do Trabalho? Como?
A resposta é simples com: Números, Dados reais, Informações, etc.
Não basta medir os Acidentes do Trabalho com ou sem Lesão, as Doenças do Trabalho, etc.: É necessário aprofundar as medições:
- Investimento em Segurança do Trabalho – pessoas, equipe, materiais, treinamentos, etc.
- Valor em Horas perdidas por eventos indesejáveis
- Valor dos “famosos” Quase Acidentes ou Incidentes sem Lesão
Ou seja, um conjunto de INDICADORES que agreguem valor! Que possam demonstrar quais são os reais problemas da sua empresa em Segurança do Trabalho!!! É importante medir a quantidade de eventos, mas definitivamente, é INSUFICIENTE!!!!
E fica aqui uma grande dica – talvez a maior dica deste texto – É necessário sempre dar VALOR, isso mesmo, VALOR FINANCEIRO – não baste dizer a quantidade de acidentes por exemplo!
Não!
Qual a parte mais sensível do Corpo Humano?
O BOLSO!
Não tem jeito. O mercado age dessa maneira. Não sou eu que estou falando isso…
É apenas um retrato do nosso dia a dia…..
Certa vez, recebi o desafio do meu Diretor em valorar os nossos acidentes – Havia uma forte corrente em nossa Diretoria que os pequenos desvios, pequenos incidentes não deveriam ser monitorados – Para quê???? Perguntava a maioria da Diretoria….”Nos perdemos nos grandes acidentes!!!! Fiz um levantamento com apoio do Gestor de Manutenção e do Gestor de Operação para definir um critério de valorar nossos pequenos acidentes e fiz o estudo – Minha conclusão: “Nos gastávamos em torno de 20% a mais nos pequenos acidentes em 3 anos ao invés dos grandes acidentes – considerando tudo – Com ou Sem Lesão, Com perdas materiais – Ao apresentar o meu estudo: ” Está errado!!! Não é possível !!! Com quem você conversou??? Quais os critérios??? ” Enfim, sai da Reunião da Diretoria com um segundo dever de casa – revisar o estudo com outros profissionais da Empresa – nomeados por eles, além de ser muito criticado por alguns membros da Diretoria.
Enfim, vamos revisar o famoso estudo: “Quanto custa um Acidente?”
Passei meu critério com outros profissionais…mais duas semanas de trabalhos … reuniões…
Sim, meu estudo estava errado: Gastávamos em torno de 30 % a mais com os acidentes denominados LEVES do que com os acidentes GRAVES!!!!!
PASSO 4 – Programas de Segurança do Trabalho
Agora que você identificou seus principais temas em Segurança do Trabalho dentro da sua organização, com dados e informações reais, chegou a hora da ação….
Nesta hora, é importante ter FOCO!
Não busque estabelecer um conjunto muito grande de ações….vai faltar tempo e recursos!!!
Você não pode desistir!!!
Talvez você esteja sozinha(o) nesta empreitada em um primeiro momento…
Um tema, dois temas…no máximo 3 temas para você estabelecer ações sistemáticas no formato de um Programa de Gestão … com Planejamento das Ações, Implementação das Ações, Verificação dos Resultados e Análise Crítica dos Resultados. Cuidado com a abrangência de ações para você não perder o foco…
PASSO 5 – Comunicação de Segurança do Trabalho
Enfim, você precisa definir como você irá comunicar todo seu trabalho nos 4 passos anteriores – como você vai divulgar para cada publico alvo? Para cada parte interessada que você identificou?
Você irá utilizar o mesmo canal de comunicação?
Provavelmente não!
Reuniões, emails, murais, relatórios, palestras, workshops, etc.: São tipos de comunicação que você pode e deve utilizar para cada um dos públicos alvos que você identificou como parte interessada.
Para cada tipo de programa, para cada ação, você poderá decidir ações diferentes de comunicação!!!….Não adianta nada você estabelecer
Com estes 5 passos, acredito que você possa agregar valor a Gestão da Segurança do Trabalho da sua empresa, independente do seu porte ou negócio!
Sucesso!!! Mãos a obra!
Precisa de ajuda, entre em contato com a ELEMENTHUS!!! Preparamos para você uma simples e objetiva planilha de EXCEL para ajudar você nesta empreitada! Preencha o formulário abaixo e solicite seu material!