Riscos Psicossociais: Como fazer uma Gestão
Adequada nas Organizações?

Com o advento da pandemia COVID 19 decretada oficialmente pela OMS em março de 2020, houve um incremento nos riscos psicossociais dentro do ambiente com a nova variável do vírus Coronavírus no dia a dia de nossas vidas.
Uma parte dos profissionais iniciaram a jornada do Home Office para garantir e manter suas atividades profissionais, transferindo para suas casas, em muitas oportunidades, o stress do ambiente de trabalho em jornadas intermináveis proporcionadas por reuniões virtuais.
A outra grande parte dos profissionais também, em função das características do seu trabalho, continuaram normalmente suas atividades em suas organizações em um ambiente de trabalho bombardeado de incertezas pelo Coronavírus: O real desconhecimento dos meios de transmissão da COVID 19 provocou alterações no ambiente de trabalho sempre carregadas de muita pressão e de muito stress.
A pandemia COVID 19 expos para as empresas a necessidade de promover o bem-estar dos funcionários nas agendas dos empregadores. Isolamento, estresse, esgotamento e depressão. Apoiar a saúde mental nunca foi tão importante.
Neste cenário, a ISO 45003:2021 Saúde psicológica e segurança no trabalho foi publicada em junho de 2021: Com o suporte desta Norma, as organizações podem usar esta nova Norma para ajudar a sua Gestão para proteger e apoiar os trabalhadores contra problemas de saúde mental decorrentes do local de trabalho.
A ISO 45003 é uma diretriz que orienta a gestão de riscos psicossociais e a promoção do bem-estar no trabalho, como parte de um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional (SSO). Esta norma destina-se a ser utilizada em conjunto com a ISO 45001. Por ser uma diretriz, ISO 45003 é uma norma não certificável.
Os riscos psicossociais são cada vez mais reconhecidos como grandes desafios para a saúde, segurança e bem-estar no trabalho.

1 – Quais são os principais exemplos de riscos psicossociais?
Por exemplo, estresse, assédio moral, bullying, assédio, violência no local de trabalho, etc. estão relacionados ao potencial desses tipos de riscos para causar vários tipos de resultados indesejáveis na saúde, segurança e bem-estar individual e no desempenho e sustentabilidade organizacional.
2 – Quais os principais danos para os trabalhadores?
Os resultados negativos para os trabalhadores podem incluir problemas de saúde e condições associadas como, por exemplo, doenças cardiovasculares, distúrbios musculoesqueléticos, diabetes, ansiedade, depressão, distúrbios do sono, além de maus comportamentos de saúde associados, como, por exemplo, uso indevido de substâncias químicas como medicamentos, alimentação não saudável, bem como redução da satisfação no trabalho, comprometimento e produtividade.
3 – Quais as principais consequências para as organizações?
Para a organização, o impacto dos riscos psicossociais inclui o aumento dos custos devido a faltas ao trabalho, a rotatividade, aumento do absenteísmo, redução da qualidade do produto ou serviço, recrutamento e treinamento, investigações e litígios no local de trabalho, bem como danos à reputação da organização.
4 – Como promover a Gestão de Riscos Psicossociais?
A sensibilização sobre a importância dos os riscos psicossociais junto as Lideranças das Organizações, o desenvolvimento das competências na gestão de riscos psicossociais, o suporte a recuperação e o regresso ao trabalho dos trabalhadores afetados e o planeamento e respostas as situações de emergência são questões relevantes a considerar pelas organizações. A Gestão de Riscos Psicossociais pode resultar em resultados positivos, incluindo maior satisfação no trabalho e aumento da produtividade.
A gestão eficaz do risco psicossocial pode levar a benefícios como: um maior e melhor engajamento dos trabalhadores; maior produtividade; uma maior inovação; e um aumento significativo da sustentabilidade organizacional com a melhora do ambiente de trabalho.
5 – Como usar a ISO 45003:2021 Saúde psicológica e segurança no trabalho?
A ISO 45003:2021 Saúde psicológica e segurança no trabalho ajuda a construir um ambiente de trabalho positivo que pode ajudar a melhorar a resiliência organizacional, melhorar o desempenho e a produtividade.
A ISO 45003:2021 abrange:
- como reconhecer os riscos psicossociais que podem afetar os trabalhadores, como os causados pelo trabalho doméstico;
- oferece exemplos de ações eficazes – muitas vezes simples – para gerenciá-los e melhorar o bem-estar dos funcionários.
Com a ISO 45003, nossas organizações ganham uma base para gerenciar os desafios existentes e melhorar continuamente a eficácia do seu sistema de gestão.
6 – Quais os ganhos e vantagens para as organizações ao utizar a ISO 45003:2021 Saúde psicológica e segurança no trabalho como referência no dia a dia da sua gestão?
Alguns dos principais benefícios da conformidade com a ISO 45003 são :
- Altos níveis de esforço para eliminação de atitudes discriminatórias;
- Melhor recrutamento, retenção e diversidade;
- Engajamento aprimorado do trabalhador;
- Maior inovação;
- Conformidade legal;
- Redução do absenteísmo no local de trabalho devido ao estresse, esgotamento, ansiedade e depressão.

Demonstre que você se preocupa e tem as medidas certas para melhorar a saúde e o bem-estar de seus funcionários e considere a ISSO 45003 no dia a dia da sua organização. A ELEMENTHUS está pronta para colaborar com você neste desafio!!!
